Diocese de
Itabuna

Ordenação Diaconal de Gildevan Pinto Rocha, Redentorista CSsR

No dia (23) de abril, o Frater Gildevan Pinto Rocha Redentorista CSsR, na Paroquia Santuário Nossa Senhora da Piedade Bairro Maria Pinheiro, foi ordenado Diácono Transitório, com o lema “Se alguém me quer seguir, renuncie a si mesmo, tome  sua cruz cada dia e siga-me”(Lc 9, 23), pelo Bispo Emérito desta Diocese, Dom Ceslau Stanula, como concelebrantes, esteve presente os padres Roque Silva – vice Provincial da Congregação, Daniel Bitencoor, Antônio, Neiton, Calazans, Monsenhor Nicolau Klak e Stanislau Wilczek e o diácono José Esmeraldo. Em sua Homilia Dom Ceslau explanou.

 “Na igreja foi instituído o Diaconato, que significa serviço, (Gil) vai receber o diaconato transitório, em seguida irá se tornar Sacerdote. Temos Diáconos Permanentes casados, homens íntegros e aceito pela comunidade para ser diáconos, desde os Apóstolos, aqui temos José Esmeraldo como um dos Diáconos permanentes que serve esta comunidade da Piedade.

O diácono serve para servir o povo, os mais necessitados tanto espiritualmente como fisicamente, o serviço deles não é como dos Assistentes Sociais, o diaconato vai muito além dos Assistentes, por que é direcionado pelos documentos da igreja…”

Após a Santa Missa de Ordenação Diaconal de Gildevan Pinto, foi servido um almoço para à assembleia presente na creche Irmã Margarida ao lado da Igreja.

 

Vida Pastoral

Passou pelo acompanhamento da Pastoral Vocacional dos Missionários Redentoristas da Bahia e fez estágio vocacional, onde foi aprovado para entrar no seminário em dezembro de 2007.

No ano de 2008 no aspirantado fez a experiência vocacional e comunitária na Comunidade Vocacional Beato Gaspar, em Bom Jesus da Lapa, onde foi aprovado para a etapa seguinte em Salvador. Foi acompanhado pelo formador Irmão Domingos Barreto CsSR.

No período de 2009 a 2011, fez o postulantado, estudando na Faculdade São Bento da Bahia, em Salvador, onde fez o Curso de licenciatura em Filosofia, morando na comunidade São Geraldo, no Bairro de Pituaçu em Salvador, onde foi aprovado para etapa do Noviciado. Teve como formadores durante essa etapa; Pe. Tadeu Pawlik, Pe. João Batista Nascimento, Pe. Lécio Alexandre CsSR.

Já no ano de 2012 fez a experiência do noviciado interprovincial em Campina Grande-PB e teve com Mestre do noviciado Pe. Luiz Gonzaga CSsR. Logo após fez a profissão dos votos Religiosos em 27 de janeiro de 2013, na igreja de Nossa Senhora das Candeias e Pituaçu em Salvador.

De 2013 a 2015 fez o curso de Teologia na Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE), em Belo Horizonte MG, morando na Comunidade Vocacional Dom Muniz, onde foi acompanhado pelos Formadores Pe. Dalton Barros e Pe. Vinício Ferreira, CSsR.

Em janeiro deste ano, depois da aprovação do Superior Vice Provincial e seu concelho, na igreja de Nossa Senhora das Candeias, Paróquia de São Francisco de Assis, no Bairro de Pituaçu, em Salvador, emitiu os votos perpétuos na Congregação do Santíssimo Redentor, conforme rito e prescrições estabelecidas

Por fim como proferido temporário o estágio pastoral na comunidade Redentorista da Igreja de Nossa Senhora da Piedade, em Itabuna. Conforme orientações do Governo na da Vice-Província Redentorista da Bahia, sobre os cuidados dos confrades Pe. Cristóvão Dworak e Stanislau Wilczek, a experiência continuada até o dia 23 de abril momento do Diaconato.

Fotos e texto: Pascom diocesana

Curtam Nosso Facebook
Atendimento Cúria

De Segunda a Sexta 8:00h às 12:00h _ 14:00h às 18:00h Sábado 8:00h às 12:00h

R. Nações Unidas, 400 Itabuna - BA 45600-673 tel.:73 3211 3520