Diocese de
Itabuna

BRASÃO DE ARMAS DIOCESANO

Cada elemento propõe a um significado regional, cultural e religioso mantendo ordem, forma, cor e posição conforme leis e regras heráldicas. Dentro do escudo os elementos são dispostos criando alusão a cruz de Cristo, renovando o sentido da cruz na vida e missão da igreja e seus fiéis, que é o princípio da salvação dos homens, lugar de sacrifício de Jesus por todos nós.

  • MITRA – Signo presente nos brasões heráldico eclesiástico, em sinal do bispado territorial (Diocese), acompanhado pela cruz, símbolo do cristão católico e pelo Cordeiro, refletindo Jesus, sacrificado por nós.
    Por dentro da Mitra, um tom de cor mais reluzente, simbolizando a luz de Deus em nosso pastor.
  • Brasão Mantelado em curva, utilizado por portugueses e mais natural no Brasil, em cores metais, OURO (cores do brasão de Itabuna e referente ao cacau da região) e PRATA (representa pureza, integridade e firmeza), cores também representadas no Listel, onde contém o nome da diocese em vermelho que significa fortaleza.
  • Desenho da Cruz Processional indica que Cristo vai à nossa frente e marchamos com Ele.
  • O Báculo é a insígnia utilizada pelo Bispo dentro da sua Diocese é o símbolo do seu pastoreio, sendo utilizado nas celebrações Eucarísticas.
  • A Santíssima Trindade, aquela que nos envia, sendo a base da nossa missão pastoral na diocese, na cor negra que representa prudência e astúcia.
  • Há 19 estrelas simbolizando as 19 cidades compreendidas na Diocese de Itabuna. O círculo maior de 10 estrelas simbolizando a Forania Sul; O círculo menor de 8 estrelas simbolizando a Forania Norte e sendo a estrela maior ao centro representando a Forania Centro, a maior entre todas, ambos, nas cores verde que compreendem o registro da zona de mata atlântica.
  • Zelo, lealdade, caridade, é o significado da cor azul que representa os signos da flor de Lis.
  • O Cajado, o Martelo, o Formão e o serrote, são instrumentos que nos recordam São José, patrono da Igreja e Padroeiro da Diocese.
  • O Cacau, é o símbolo histórico da cultura grapiúna e da economia da região, que abrange a toda a diocese, motivo pelo qual ocupa a base do escudo.
Parceiros que nos apoiam
Curtam Nosso Facebook
Atendimento Cúria

De Segunda a Sexta 8:00h às 12:00h _ 14:00h às 18:00h Sábado 8:00h às 12:00h

R. Nações Unidas, 400 Itabuna - BA 45600-673 tel.:73 3211 3520