A Pastoral da Criança tem a missão de Evangelizar nas comunidades mais pobres, com o objetivo de promover o desenvolvimento integral das crianças, em função delas, também suas famílias sem distinção de raça, cor, profissão, nacionalidade, sexo, credo religioso ou politico.
Atuando nas Paróquia da Diocese de Itabuna, a Pastoral da Criança, sob os cuidados de um coordenador ou coordenadora que com a ajuda dos líderes voluntários, levam orientações sobre a saúde das gestantes e das crianças de 0 a 6 anos de idade, bem como, orientam as mães sobre os cuidados da educação, nutrição e cidadania das crianças acompanhadas.
Para esta missão, os líderes são capacitados no Guia do Líder e o coordenador(a) recebe uma capacitação de Missão e Gestão.
No último final de semana, dias 14 e 15/05, aconteceu em Itabuna uma capacitação de Missão e Gestão com os mais novos coordenadores paroquiais para um momento de aprendizado e comunhão. Esta capacitação é um estudo de aprofundamento na mística e na estrutura da Pastoral da Criança. Com essa capacitação o coordenador(a) adquire conhecimentos de como conduzir a sua missão na Paróquia, refletindo textos bíblicos e conhecendo o material disponível para a formação contínua. A capacitadora Jucilene Vieira compartilhou seus conhecimentos com os novos coordenadores: Adayle(Santa Cruz da Vitória), Alda(Itajú do Colônia), César (Buerarema), Geruza(Itapé), Hilda(São José da Vitória), Irmã Aneide(Camacan), Jaciene(N.Sra Piedade-Itabuna), Jeane(Floresta Azul),  Juliana(Santa Luzia), Marciaria(Santa Ines-Itabuna).
A capacitação é conduzida para a missão seguindo os passos de Jesus Cristo.