A Diocese de Itabuna acolherá na próxima terça-feira dia 4 de julho, a urna funerária com os restos mortais do bispo emérito Dom Ceslau Stanula que serão sepultados em definitivo na Capela Lateral da Catedral Diocesana de São José. A perspectiva é que o evento reúna fiéis das 33 paróquias que constituem a Diocese, além de todo o clero diocesano, religiosos Redentoristas, bispos e sacerdotes de outras dioceses.
Segundo a programação, a urna funerária que conduzirá os restos mortais do Bispo Emérito, chegará às 9h em Itabuna, nas imediações do Viaduto Paulo Souto, na rodovia BR-101, no Bairro Lomanto Júnior. No local, será acomodada em viatura do Corpo de Bombeiros,  para sair em carreata por algumas ruas e avenidas da cidade. O cortejo será concluído na Catedral, localizada na Praça Laura Conceição. A partir das 10h, terá início a visitação pública à urna funerária e às 16h acontecerá a Solene Concelebração Eucarística das Exéquias de Dom Ceslau, presidida pelo atual bispo diocesano Dom Carlos Alberto dos Santos e concelebrada por bispos e dezenas de padres presentes.  A missa contará com a participação do prefeito de Itabuna, Augusto Castro, e autoridades locais. Após a celebração, os restos mortais de Dom Ceslau Stanula serão sepultados na Capela Lateral, à esquerda da nave central da Catedral de São José.
Quem foi Dom Ceslau Stanula?
Missionário Redentorista, dom Czeslaw Stanula nasceu em 7 de março de 1940, Szerzyny, na Polônia. Chegou ao Brasil no dia 12 de abril de 1972. Em Bom Jesus da Lapa (BA), ocupou as funções de Superior da Missão Redentorista da Bahia por nove anos. Foi reitor do Santuário de Bom Jesus da Lapa, pároco, vigário geral da diocese, professor do Colégio de São Vicente, diretor da Gráfica “Bom Jesus”, assistente eclesiástico e orientador da Congregação das Filhas de Fátima e pregador das Santas Missões Populares. Neste período, escreveu um pequeno “Catecismo Popular”.
Em Salvador, atuou na comunidade de São Lázaro e paróquia da Ressurreição, no bairro Ondina. Teve atuações como vigário paroquial e diretor espiritual do Encontro dos Casais com Cristo (ECC) e do “Grupo Repartir”. Também dedicou-se à Pastoral Familiar, trabalhou como professor na Escola Superior de Fé e Catequese “Lumen Christi”, superior da Comunidade Redentorista de São Lázaro e pároco da paróquia de Ondina.
Foi nomeado bispo diocesano de Floresta (PE), pelo Papa João Paulo II, no dia 23 de agosto de 1989. Escolheu como lema “Vox Clamantis in Deserto” (Voz que Clama no Deserto). Atuou como animador da Vida Consagrada no Regional Nordeste 2 da CNBB e foi membro da Comissão Episcopal de Pastoral no regional, onde também foi o responsável pela Família e pela Comunicação. Em 1997, foi nomeado bispo da diocese de Itabuna (BA), tomou posse no dia 26 de outubro daquele ano. Ali, exerceu seu ministério episcopal por 20 anos, até que se tornou bispo emérito, em 2017. No regional Nordeste 3 da CNBB, foi bispo referencial da Pastoral Familiar, dos Leigos e da Renovação Carismática, e também presidente. Desde que tornou-se emérito, retornou para a Congregação Redentorista, residindo na Comunidade Redentorista Santo Afonso, em Salvador (BA), e colaborando com as celebrações na paróquia da Ressurreição do Senhor e no Carmelo da Bahia.
Faleceu no 14 de maio de 2020, o bispo emérito de Itabuna (BA), dom Czeslaw Stanula, aos 80 anos. O prelado estava internado no Hospital Jorge Valente, em Salvador (BA), desde o dia 06 de maio, vítima de choque séptico, pneumonia, chicungunha e neoplasia da próstata. O sepultamento ocorreu no dia 15 em Salvador.
A celebração das Exéquias será transmitida através do link: https://www.youtube.com/@diocesedeitabunabahia6769/streams