Diocese de
Itabuna

Festa em Honra a Santo Antônio


De 01 a 13 de junho a Paróquia de São Judas Tadeu-Santuário De Santo Antônio realizou o trezenário de Santo Antônio, com o tema central Santo Antônio Modelo de Devoção a Mãe de Deus.
Em Maria ressalta a vida de todos Santos, Maria é aquela que gerou o salvador modelo de obediência para todos que tem ele como mestre e Senhor, segundo Santo Agostinho de Hipona “Maria era feliz porque ouviu a palavra de Deus e a pôs em prática; guardou mais a verdade de Cristo na sua mente do que o corpo de Cristo no seu seio”. Maria exemplo de obediência á palavra de Deus, ela vem nos mostra e direcionar que devemos ser obedientes aos mandamentos de Deus, como filhos obedientes ao Pai.
Segundo o Papa Francisco, um cristão sem Maria está órfão, precisamos ser verdadeiros cristão, ter como centro de nossas vidas Cristo, nós somos uma igreja que tem uma mãe Maria Santíssima.

O SIMBOLISMO E SIGNIFICADO DA IMAGEM DE SANTO ANTONIO !!!!!

O Lírio de Santo Antônio

O lírio na imagem de Santo Antônio representa sua castidade e pureza de coração. Simboliza também a estação do ano na qual o santo morreu, o verão no hemisfério norte.

O Menino Jesus com Santo Antônio

No colo de Santo Antônio: representa a extraordinária intimidade do santo com Jesus. Em algumas representações o menino acaricia-lhe o rosto. Todo o dom da pregação de Santo Antônio vem da sua intimidade com Jesus na oração profunda e na Eucaristia. Daí vinha toda a sabedoria e os dons que se manifestavam em Santo Antônio.

O Cordão de Santo Antônio

O cordão na Imagem de Santo Antônio representa seus votos perpétuos. O cordão faz parte do hábito franciscano. É um cinto de corda que contém três nós. Estes nós simbolizam os votos de obediência, pobreza e castidade, que todo religioso franciscano professa quando faz os votos perpétuos.

A Tonsura de Santo Antônio

O cabelo raspado no centro da cabeça se chama tonsura e representa o voto de castidade de santo Antônio. A tonsura era uma cerimônia religiosa, na qual o Bispo raspava o cabelo de quem estava sendo ordenado no primeiro grau da Ordem. A tonsura tinha também o significado de renuncia das vaidades e ser como o Cristo, sendo coroado rei que se oferece a serviço de todos.

O Terço de Santo Antônio

O Terço na imagem de Santo Antônio representa sua entrega e devoção à Mãe de Deus. Santo Antônio começou a ser representado com o Terço na cintura, no século XVI, para mostrar que ele era homem de oração. O terço também fazia parte do hábito franciscano.

Fotos: Thiago Lavander

Curtam Nosso Facebook
Atendimento Cúria

De Segunda a Sexta 8:00h às 12:00h _ 14:00h às 18:00h Sábado 8:00h às 12:00h

R. Nações Unidas, 400 Itabuna - BA 45600-673 tel.:73 3211 3520