Os coordenadores da Pastoral Familiar e representantes do Setor Vida e Família da Diocese de Itabuna (BA), ligados ao Regional Nordeste 3 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), se reuniram no último domingo (16), para a realização da Assembleia Diocesana. O encontro foi realizado na Paróquia Santa Rita de Cássia e teve como tema: “Família, Projeto de Deus!”.

Estiveram presentes o assessor eclesiástico da Pastoral Familiar diocesana, Pe. Luís Alves, o Diácono Moreira, da Paróquia São Judas Tadeu, o casal Moacir e Luciana, representando o Movimento das Mães Que Oram Pelos Filhos, além do casal coordenador do Núcleo de Formação e Espiritualidade do Regional NE3, Cristiano e Jaqueline. Cerca de 100 agentes pastorais das três foranias da Diocese de Itabuna estiveram na assembleia.

O bispo diocesano, Dom Carlos Alberto, deixou um vídeo externando sua alegria pela promoção de um encontro tão importante para avaliação e planejamento do trabalho pastoral. A animação do encontro ficou à cargo da Comunidade de Aliança Santa Cecília.

A Assembleia iniciou com a Santa Missa, presidida pelo Pe. Luís Alves. O casal Moacir e Luciana fez uma palestra com o tema da Assembleia e alertou sobre evitar desvios do plano de Deus. O casal Cristiano e Jaqueline do NFE do Regional NE3, apresentou a Pastoral Familiar, sua missão de evangelizar às famílias, pontuando a necessidade de formação de agentes preparados e em constante busca por aprendizado para um melhor desenvolvimento do trabalho pastoral. Como uma das ferramentas para adquirir conhecimento, apresentou o INAPAF.

Por fim, o Diácono Moreira fez um resumo das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora (DGAE) 2019-2023. Divididos por foranias, os participantes também puderam discutir os problemas, desafios, lacunas, oportunidades de frentes de trabalho a serem desenvolvidos nas paróquias e comunidades da Diocese, além de planejar o calendário diocesano para o ano de 2023.

O encerramento foi conduzido pelo Diácono Moreira, que presenteou a todos com uma benção do Santíssimo Sacramento.

Texto: Júlio-Pasfam

Fotos: Pascom