Diocese de
Itabuna

Pataxó Hã-Hã-Hãe celebram a Festa de São Sebastião com a presença do Bispo Diocesano Dom Carlos Alberto

Neste sábado dia 20 de janeiro de 2018, na Aldeia Caramuru, município de Pau Brasil no sul da Bahia, a cerca de 150 km de Itabuna, a comunidade indígena celebrou mais uma vez com bastante animação a festa do seu padroeiro maior. Com a participação dos foliões dos Reis que fizeram a abertura da celebração, seguido do Ritual do Toré, teve inicio na manhã deste sábado na pequena Capela de São Sebastião a Missa em louvor ao Santo Guerreiro que é padroeiro de muitas comunidades indígenas no sul da Bahia.

Os Foliões de Reis estavam percorrendo as comunidades da Aldeia desde o dia primeiro de janeiro e hoje foi o momento alto na caminhada deles. Na parte da tarde após a Missa houve a puxada e a colocação do mastro. Dom Carlos Alberto dos Santos, Pe. Marcos Roberto Oliveira (Pároco de Pau Brasil) e os Ministérios de música e liturgia fizeram uma bonita e rica celebração eucarística com uma participação alegre e motivadora de toda a comunidade. A prefeita de Pau Brasil Barbara Suzete de Sousa se fez presente nas comemorações juntamente com alguns secretários. Ao final da Missa houve batizados e um momento de conversas com o Bispo Diocesano que visitava a Aldeia pela primeira vez.

Durante a celebração Dom Carlos disse se sentir em casa, pois já atuou quando Bispo da diocese de Teixeira de Freitas com 11 comunidades indígenas do povo Pataxó e que para ele, era uma imensa alegria está ali naquele momento. Pediu a comunidade para valorizar ainda mais a sua cultura, a sua terra, cuidar bem dela, pois, a terra gera vida. Convocou a juventude indígena a assumir a sua caminhada e convidou-os a serem sacerdotes a serviço do Reino de Deus.  E assim como São Sebastião a se manterem fiéis a Deus e a sua mensagem.

Antes da benção final Dom Carlos fez o envio do jovem Fábio Titiah, para a sua participação no 14º Intereclesial das CEBs que ocorrerá em Londrina/PR no período de 23 a 27 de janeiro. Fábio irá representando a Diocese de Itabuna e o povo Pataxó Hã-Hã-Hãe, junto com ele estão indo a liderança José Fragoso do Povo Pataxó e a jovem Nádia Acauã do Povo Tupinambá de Olivença.

O Conselho Indigenista Missionário – CIMI esteve presente desde o dia anterior, ajudando a comunidade a organizar a bonita festa e na noite anterior (19/01) houve um momento de reflexão com a comunidade sobre a vida e caminhada de São Sebastião e as semelhanças da sua história com a história da caminhada de luta do Povo Pataxó Hã-Hã-Hãe.

Pau Brasil, 20 de Janeiro de 2018.

Haroldo Heleno – Cimi Itabuna

 

Curtam Nosso Facebook
Atendimento Cúria

De Segunda a Sexta 8:00h às 12:00h _ 14:00h às 18:00h Sábado 8:00h às 12:00h

R. Nações Unidas, 400 Itabuna - BA 45600-673 tel.:73 3211 3520